Saladas com mais durabilidade

              Ouço muito as seguintes frases: “não dá tempo de fazer a salada.” / “não dá para fazer e deixar na geladeira por muito tempo.” /“as folhas murcham e não fica tão atraente.” / “não tenho tempo de fazer.” Bom, então vamos para alguns esclarecimentos: você sabia que pode fazer a salada para a semana? Se você não temperar e usar os ingredientes certos, você terá porções de salada para a semana todinha, não é o máximo?
Então , vamos para a receita e algumas dicas, fiquem atentos !

INGREDIENTES:

1 unidade de alface americano
1 unidade de rúcula
3 unidades de tomates e/ou ½ bandeja de tomate cereja
1 unidade de cenoura cozida no vapor (usar na salada quando estiver totalmente fria)
1 unidade de pepino

MODO DE PREPARO E DICAS IMPORTANTES:

Deixe de molho as folhas (alface e rúcula) na água com hipoclorito de sódio por 15 minutos (1 colher de sopa de hipoclorito de sódio para 1 litro de água), em seguida lave folha por folha.
Transfira as folhas para a centrífuga e seque as folhas (essa é uma dica muito importante para o processo de armazenamento). Se não tiver a centrífuga para a secagem das folhas, utilize o papel toalha.
Corte os tomates, retire toda a semente (essa também é uma dica muito importante para o processo de armazenamento).
Corte a cenoura em palitos e cozinhe no vapor, reserve e deixe esfriar.
Descasque o pepino e corte em rodelas.
Misture todos os ingredientes em uma vasilha (utilize a cenoura somente quando estiver totalmente fria). Em seguida, porcione em vasilhas pequenas, armazene na geladeira, de preferência no último compartimento.

Dica 1: tempere com limão, azeite, sal marinho e gergelim somente na hora do consumo.
Dica 2: Se for levar para o trabalho, utilize bolsa térmica.
Validade: 5 dias refrigerado.

 

Por: Andressa Moura / Nutricionista CRN/DF 7529

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